A VOZ DO SUBALTERNO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DISCURSIVAS

Autores

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Ibirapuera
  • Thiago Luiz Sartori Universidade Ibirapuera

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2025v10n2p105-122

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar, de forma exploratória, a voz do subalterno nas relações de gênero. A Fundamentação Teórica é de cunho interdisciplinar e opera na interface entre as discussões acadêmicas sobre feminismo e construção de poder no campo dos estudos queer. A crítica feminista enfatiza a importância das questões de gênero na história, na política e na cultura. A metodologia empregada é de caráter bibliográfico, partindo da premissa de que propomos o diálogo entre diferentes autores do campo das discussões acadêmicas para construção dos julgamentos de valores aqui descritos. A pesquisa revela que esforços para pensar gênero dentro de projetos decoloniais trouxeram à tona a ideia de imbricação como meio de compreender a natureza estrutural e estruturante das categorias de opressão e privilégio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Ibirapuera

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB). 

Thiago Luiz Sartori, Universidade Ibirapuera

Doutor em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB).

Downloads

Publicado

2025-05-07

Como Citar

Pereira, B. G., & Sartori, T. L. (2025). A VOZ DO SUBALTERNO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DISCURSIVAS. Interfaces Científicas - Direito, 10(2), 105–122. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2025v10n2p105-122

Edição

Seção

Artigos