LETRAMENTO LINGUÍSTICO NA ESCRITA DO BACHAREL EM DIREITO NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE TEXTUAL

Autores

  • Bruno Gomes Pereira USP/UNIB
  • Clarice Vaz Peres Alves UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2025v10n2p224-236

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos linguísticos que apontam para o desenvolvimento de práticas de letramento linguístico na escrita do bacharel em Direito na sua formação inicial. A fundamentação teórica está alojada na interface entre os estudos do letramento e da linguística textual, com foco em desdobramentos léxico-gramaticais. A metodologia é do tipo intervencionista, tendo sido aplicada junto aos acadêmicos de Direito de uma instituição de ensino superior particular, localizada no município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Os dados foram devidamente produzidos durante um curso de extensão sobre escrita jurídica, o qual foi ministrado em dez encontros com duração de duas horas cada, ofertado no segundo semestre de 2023. Os dados revelam uma escrita jurídica em fase de desenvolvimento, apresentando problemas não só de natureza sintático-semântica, mas também de argumentação. Esta última, por sua vez, provocada pelo manuseio frágil de elementos coesivos da Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, USP/UNIB

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (UNIB). 

Clarice Vaz Peres Alves, UNOPAR

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Docente dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Anhanguera de Pelotas (AESAPAR). Líder do Projeto de Pesquisa Multicêntrico na área de Direito Educacional. 

Downloads

Publicado

2025-07-20

Como Citar

Pereira, B. G., & Vaz Peres Alves, C. (2025). LETRAMENTO LINGUÍSTICO NA ESCRITA DO BACHAREL EM DIREITO NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE TEXTUAL. Interfaces Científicas - Direito, 10(2), 224–236. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2025v10n2p224-236

Edição

Seção

Artigos