ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS EM GESTANTES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2015 a 2020

Autores

  • Janine Lima dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Marília Almeida Barreto universidade tiradentes
  • Lusitânia Maria de Barros

Resumo

A sífilis é uma infecção bacteriana causada pelo Treponema pallidum, a qual apresenta como principais formas de transmissão as vias sexual e vertical. Quando adquirida na gestação pode causar consequências severas tanto para a mãe quanto para o feto e caso não seja tratada pode evoluir com sequelas irreversíveis ou até, em alguns casos, o óbito. O objetivo deste trabalho foi determinar a ocorrência de sífilis em gestantes da região nordeste do Brasil no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo, empregando dados secundários sobre a variação do número de casos confirmados de Sífilis Gestacional. Por meio da análise dos dados, observou-se que, o número confirmado de sífilis gestacional no período estudado somou um total de 54.518 casos. Somente no ano de 2018 foi evidenciado um aumento de 60,39% dos casos em relação ao ano de 2017. Esse aumento no número de casos foi observado em todas as regiões do Brasil, com destaque para a Região Nordeste e, está relacionado à mudança no critério de diagnóstico de casos de sífilis deste ano. Constatou-se ainda, que o ano de 2018 foi o que mais fez diagnóstico de sífilis independente do trimestre analisado. Os dados demonstram que essa infecção representa um grave problema de saúde pública, associado a um pré-natal deficiente, atraso na realização do diagnóstico e tratamento precoce, além de complicações perinatais como a sífilis congênita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Almeida Barreto, universidade tiradentes

Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (UNIT)- Maceió - Alagoas.

Lusitânia Maria de Barros

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) -Maceió -Alagoas.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Lima dos Santos, J., Almeida Barreto, M. ., & Maria de Barros , L. (2023). ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS EM GESTANTES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2015 a 2020 . Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 8(1), 83–91. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitsbiosaude/article/view/10619

Edição

Seção

Artigos