APLICAÇÃO DO PÓ DA CASCA DE COCO VERDE NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DA ÁGUA PRODUZIDA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes
  • Miquéias Mateus Ferreira Leite Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Resumo

Ao produzir e tratar o petróleo, resíduos poluentes são gerados como a água produzida. A água produzida é proveniente do processamento primário de petróleo e contém óleo, sólidos grossos, metais pesados e alta salinidade, se tornando uma das principais fontes de poluição por ter um difícil descarte. Por isso, é necessário realizar um tratamento adequado para remover esses contaminantes. Uma das opções se dá por meio da adsorção utilizando bioadsorventes. Assim, este trabalho, através de um estudo de caso, teve como objetivo avaliar o potencial do pó da casca de coco verde na remoção de contaminantes da água produzida dos dados das propriedades físico-químicas. A partir da preparação e caracterização da biomassa, casca de coco verde, foi feita uma análise comparativa com o bagaço da cana-de-açúcar, a fim de apresentar a eficiência de ambas. Como resultados da pesquisa, observa-se que o pó da casca de coco verde apresenta caraterísticas que facilita o processo de adsorção do óleo assim como o bagaço da cana-de-açúcar.

 

Palavras-chave: Água produzida. Bioadsorventes. Coco verde. Metais Pesados.

Biografia do Autor

Miquéias Mateus Ferreira Leite, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduando em Engenharia de Petróleo pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Possui formação complementar em softwares aplicados na indústria como, Matlab, Scilad, AutoCAD e SolidWorks. Foi estagiário da empresa Cerâmica Capelli (2019), onde atuou na área administrativa e de qualidade das matérias-primas e dos materiais produzidos. Em 2020, Foi Diretor de Mídia e Comunicação da Liga Acadêmica de Fluidos de Perfuração e Completação (LAFPEC), Diretor de Membership Chaiperson da Society of Petroleum Engineers (SPE - UNIT/AL), como também professor de atividades complementares na área de robótica educacional para alunos do ensino fundamental pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capela/AL. Atualmente, é bolsita do Programa de Iniciação Científica (PROBIC - 2020/2021) com a pesquisa focada na aplicação do pó da casca de coco verde como biadsorvente para a remoção de contaminantes da água produzida; Vice-presidente do capítulo estudantil (SPE - UNIT/AL) e atua como Assistente Tributário no setor de Tributos e Arrecadação na sede da Prefeitura Municipal de Capela.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Limeira, V., & Ferreira Leite, M. M. (2021). APLICAÇÃO DO PÓ DA CASCA DE COCO VERDE NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DA ÁGUA PRODUZIDA: UM ESTUDO DE CASO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 169. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitsexatas/article/view/10345

Edição

Seção

Artigos