USO DE GEOTECNOLOGIAS NA IDENTIFICAÇÃO DO CONFLITO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA MARGEM DO RIO MANGUABA, PORTO CALVO-AL.

Autores

  • Jandson Coutinho Centro Universitário Tiradentes
  • Myrella Regina centro universitário tiradentes
  • Lucas Cavalcante centro universitário tiradentes

Resumo

Os processos de expansão urbana em decorrência ao crescimento populacional têm contribuído com impactos negativos na natureza, entre elas ocupações irregulares em áreas protegidas por lei, como é o caso das Áreas de Preservação Permanentes criadas pelo Código Florestal de 1965, definidas no Art. 3º, incluso II da Lei Federal nº 12.651/2012. Deste modo, o presente trabalho realizou a delimitação dessas áreas no leito do Rio Manguaba, na cidade de Porto Calvo-Alagoas, através da utilização de Software Qgis, possibilitando ver os efeitos de intervenções sobre o espaço de forma rápida e acessível, e os conflitos de uso e ocupação do solo na área de preservação e a urbanização. Por fim, os resultados mostraram uma grave violação à lei federal, onde foi visto infringindo os limites estabelecidos de 50 metros de vegetação conforme a legislação vigente, com quase inexistência de alguns pontos de Áreas de Preservação Permanente (APP). Contudo, a falta de planejamento urbano proporciona impactos de ordem social e ambiental que indicam um elevado nível de degradação. Desta forma, sendo propícios atos conjuntos dos poderes públicos e todos que compõe a sociedade para que, planejem ações voltadas à recuperação das áreas passiveis de recuperação, trazendo benefícios ambientais e mitigação dos impactos negativos.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Coutinho, J., Regina, M., & Cavalcante, L. . (2022). USO DE GEOTECNOLOGIAS NA IDENTIFICAÇÃO DO CONFLITO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA MARGEM DO RIO MANGUABA, PORTO CALVO-AL. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 7(2), 25. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitsexatas/article/view/10656

Edição

Seção

Artigos