MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS SEGURADORAS DE AUTOMÓVEIS

Autores

  • Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Regina Maria da Silva Ramos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Paulo Marinho Gomes Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Jacqueline Laurindo da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Fidelização de clientes, Marketing de Relacionamento, Seguradoras.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido sobre marketing de relacionamento, com o intuito de explorar na literatura o melhor modelo teórico-metodológico que auxilie seguradoras de automóveis no processo de avaliação da fidelização de clientes. Entende-se, que no ramo de seguros de automóveis existe uma grande concorrência e o que pode ser visto como diferencial competitivo é o atendimento no momento da compra dos serviços. Para tanto, seguiu-se um estudo qualitativo descritivo com entrevistas em profundidade. Como resultado, foi proposto um modelo de diagnóstico que poderá ser aplicado em seguradoras de automóveis, visando identificar os principais atributos norteadores de ações para fidelização dos clientes.

Biografia do Autor

Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão -

Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Regina Maria da Silva Ramos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão -

Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão -

Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Paulo Marinho Gomes, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão -

Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Jacqueline Laurindo da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão -

Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Referências

ALMEIDA, J. Net Promoter® Score: ferramenta de apoio às decisões estratégicas de marketing de serviços. Capina Grande- PB, p.01-21, 2014.

BEZERRA, J. H. L. Um Estudo Sobre as Estratégias de Marketing Usadas Pelas Concessionarias de Veículos da Cidade de Picos- PI Para Atrair e Fidelizar os Seus Clientes. Monografia. UFPI: Picos- PI, 2012, p.01-43. em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9048/9048_3.PDF>. Acesso em: 26 set. 2014.

FERREL, O. C; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. 4 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2010.

GUMMESSON, Evert. Marketing de Relacionamento Total. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MILAN, G. S.; TONI, D. A Construção de Um Modelo Sobre a Retenção de Clientes e Seus Antecedentes em Um Ambiente de Serviços. Revista Eletrônica de Administração- Read. p.433-467, v. 18, n. 02, 2012.

OLIVEIRA, F. F.; SANTOS, S. M. R. A Arte de Fidelizar Clientes Como Diferencial Competitivo. Foco. Revista de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Novo Milênio- IFNM. v.7, n.2, 2014.

SILVA, J. B. A Importância do Marketing de Relacionamento Para Atração e Fidelização de Clientes em uma Concessionaria de Automóveis. Paulo Afonso- BH, p.1-90, 2014.

SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. 2º Relatório de Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados. Rio de Janeiro- RJ, 2014. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2015.

TSS - TUDO SOBRE SEGUROS (2013). Entenda o Seguro de Automóveis: fatos e dados. Disponível em: <http://www.tudosobreseguros.org.br/>. Acesso em: 10 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Lordsleem, N. L. C., Ramos, R. M. da S., Imbuzeiro, P. E. de A., Gomes, P. M., & da Silva, J. L. (2017). MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS SEGURADORAS DE AUTOMÓVEIS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(3), 193. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitshumanas/article/view/3641

Edição

Seção

Artigos