OS FUNDAMENTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • Janyara Silva dos Santos Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Joelma Maria Silva dos Santos Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Manuella Wallesy de Siqueira Lessa Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Maria Alcina Terto Lins Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Marcelo Góes Tavares Centro Universitário Tiradentes - Unit

Palavras-chave:

Capitalismo, questão social, Estado, política social.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar um estudo sobre os fundamentos sociais, econômicos e políticos da sociedade capitalista no contexto histórico, tendo como ponto de partida a Revolução Industrial. Abordando as transformações societárias, dentro de um contexto de conflitos, entre a classe trabalhadora e a burguesia apresentando-se assim, à sociedade capitalista e suas contradições, como é a questão social, que exige a atuação do Estado mediante políticas sociais que em nada alteram a essência antagônica desse modo de produção. 

 

Biografia do Autor

Marcelo Góes Tavares, Centro Universitário Tiradentes - Unit

Historiador, mestre pela Universidade de Brasília e professor na Faculdade Integrada Tiradentes – FITS. É Doutorando em História na linha de pesquisa de Cultura e Memória da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. No campo da história, concentra estudos e pesquisas nas áreas de cultura, memória, trabalho, patrimônio e identidades.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti. BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5. ed. –São Paulo: Cortez, 2008. (Biblioteca básica do serviço social; v. 2)

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. 3ª ed. Rio de Janeiro: GUANABARA 1987.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5.ed. São Paulo: Cortes, 2001.

IAMAMOTO, M. Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação teórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2005.

LÊNIN, V. Ilitch. 1870-1924. O Estado e a revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LESSA, Sérgio. TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro 1: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução critica. São Paulo: Cortez, 2006. (Biblioteca básica de serviço social; v. 1)

SANTOS, Josiane Soares. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012. – (Coleção biblioteca básica de serviço social; v. 6)

TONET, Ivo. A Propósito de "Glosas Críticas". Maceió: EDUFAL, 2007.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Santos, J. S. dos, Santos, J. M. S. dos, Lessa, M. W. de S., Lins, M. A. T., & Tavares, M. G. (2017). OS FUNDAMENTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(3), 13. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitshumanas/article/view/3653

Edição

Seção

Artigos