DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES DE RESTAURAÇÃO PARA A FÁBRICA CARMÉN EM FERNÃO VELHO, MACEIÓ- AL

Autores

  • Ana Karolyne Soares Centro Universitário Tiradentes
  • Anna Leticia Castro Diégues de Arecippo
  • Chiara Fragoso de Carvalho
  • Jéssica dos Santos Nascimento
  • Stephanne Batista Silva

Palavras-chave:

Diagnóstico, Restauro, Fábrica Carmen, Patologias, Fernão Velho.

Resumo

Este artigo trata da antiga Fábrica Carmen, fábrica de tecidos fundada em 1857 no bairro de Fernão Velho. Por cerca de 150 anos a fábrica contribuiu para a produção industrial do estado, gerando empregos, e tornando-se uma referência histórica, social e simbólica para a localidade do Fernão Velho. Sendo suas atividades fabris extintas no ano de 2010, desde então o prédio da antiga fábrica tem sofrido a ação do tempo se arruinando progressivamente. Tendo em vista a importância da fábrica para a história de Alagoas, o presente artigo busca apresentar uma proposta de restauro e reutilização que contribua para a conservação e valorização do edifício. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental, a fim de compreender as transformações ocorridas desde o período da construção da antiga Fábrica Carmen até os dias atuais, como também a história da edificação e a influência socioespacial do empreendimento. Foram utilizadas também técnicas de análise do edifício com o intuito de diagnosticar e evidenciar transformações e patologias que acometeram a fábrica ao longo dos anos. O artigo também irá apresentar propostas que possam solucionar as patologias existentes, visando a conservação da edificação. Este artigo apresenta os resultados do exercício realizado na disciplina Técnicas Retrospectivas II, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Biografia do Autor

Anna Leticia Castro Diégues de Arecippo

Acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Chiara Fragoso de Carvalho

Acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Jéssica dos Santos Nascimento

Acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Stephanne Batista Silva

Acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Referências

ACHIAMÉ, Giovanna G.; FILHO, Genildo C.H. Mapa de Danos: diretrizes de representação gráfica em projetos de restauro. Vitória, ES: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. 2017. 88p.

ANGELO, Hugo F. C., FALCÃO, Carina L. R. O., VIANNA, Mônica P. Do pioneirismo ao esquecimento: as transformações urbanas de Fernão Velho, Maceió-AL. Ciências Humanas e Sociais, Alagoas. v. 5, n.1, p. 25-40, novembro 2018, periodicos.set.edu.br.

DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA DA VIDA E DO TRABALHO. Direção e Produção de Celso Brandão. S. l.: s.d. Suporte: online.Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=y8JT_SWJiOI>. Acesso em: 15 abr. 2019.

FARIAS, Michelle. Ex-funcionários da antiga Fábrica Carmen ainda vivem de ‘bicos’ por causa de pendências trabalhistas. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/ex-funcionarios-da-antiga-fabrica-carmen-ainda-vivem-de-bicos-por-causa-de-pendencias-trabalhistas.ghtml>. Acesso em: 15 abr. 2019.

SILVA, Jordânnya Dannyelly do Nascimento.; PALMEIRA, M.V.L. Palmeira.Heranças e transformações de um bairro industrial: o caso de Fernão Velho, Maceió-AL. Cesmac. p.16. Disponível em <https://www.iau.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/01541.pdf > Acesso em: 10 abr. 2019.

TICIANELI, Edberto. Fernão Velho dos pescadores e da fábrica de tecidos. Disponível em:<https://www.historiadealagoas.com.br/fernao-velho-dos-pescadores-e-da-fabrica-de-tecidos.html>. Acesso em: 11 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Soares, A. K., Castro Diégues de Arecippo, A. L. ., Fragoso de Carvalho, C. ., dos Santos Nascimento, J., & Batista Silva, S. . (2023). DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES DE RESTAURAÇÃO PARA A FÁBRICA CARMÉN EM FERNÃO VELHO, MACEIÓ- AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 8(1), 66–77. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/fitshumanas/article/view/9180

Edição

Seção

Artigos