DESAFIOS ÉTICOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Roberta Hora Arcieri Barreto Universidade Tiradentes - SE.
  • Clara Cardoso Machado Jaborandy Universidade Tiradentes
  • Carolina Silva Porto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p314-326

Resumo

Em um cenário de mundo cada dia mais automatizado e digital, a inteligência artificial (IA) apresenta um potencial de revolucionário diversos setores da sociedade. Contudo, seu desenvolvimento e a utilização suscitam questões éticas, especialmente relacionadas à privacidade, autonomia e discriminação. Esta pesquisa busca analisar os desafios éticos da IA considerando a conjuntura regulatória brasileira e internacional. A pesquisa utiliza metodologia de pesquisa descritiva, com base em revisão bibliográfica de literatura científica e documental sobre IA e sua regulamentação. Examina-se os pilares para um uso ético da IA destacando a transparência, explicabilidade, justiça e responsabilidade como fundamentais para um sistema regulatório alinhado aos direitos humanos. A pesquisa visa contribuir, ainda que brevemente, com o debate sobre ética na IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Hora Arcieri Barreto, Universidade Tiradentes - SE.

Doutoranda e Mestra, com bolsa CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - SE. Especialista em Direito de Família e Sucessões pelo Centro Universitário UNA; em Gestão e Docência do Ensino Superior e em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. 

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Hora Arcieri Barreto, R. ., Cardoso Machado Jaborandy, C., & Silva Porto, C. (2024). DESAFIOS ÉTICOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 314–326. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p314-326

Edição

Seção

Artigos