FACTORS ASSOCIATED WITH FOOD INTAKE AMONG PHYSICALLY ACTIVE ADULTS DURING COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p169-182Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os fatores associados ao consumo alimentar em uma população fisicamente ativa durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Usando um desenho transversal, as informações foram coletadas por questionário eletrônico entre 246 pessoas fisicamente ativas entre agosto e outubro de 2020. Foram coletadas perguntas sobre o nível de atividade física e hábitos de saúde. Os dados de consumo alimentar foram coletados por meio de um questionário de frequência alimentar validado. O nível de atividade física foi avaliado através do Questionário Internacional de Atividade Física. Modelos de regressão logística foram usados para avaliar a associação entre as variáveis. O teste de regressão logística binária apontou associações entre alimentação não saudável e insatisfação corporal (OR=2,395; p<0,001) e pior percepção do sono durante a pandemia (OR=2,019; p=0,011). Os resultados indicam a necessidade de uma alimentação saudável e manter a saúde física e mental, mesmo entre pessoas fisicamente ativas.