ANÁLISE DO PERFIL DE ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS EM SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2022.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2025v10n1p255-266Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os atendimentos curativos e preventivos em saúde bucal no estado de Sergipe no período de 2014 a 2022. Foi utilizado de dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), sobre atendimentos curativos e preventivos realizados no estado de Sergipe no período de 2014 a 2022. Foi verificado variação quanto a quantidade de procedimentos realizados curativos e preventivos nos anos de 2014-2022, com aumento para o ano de 2019 e queda no ano de 2020. A análise de tendência revelou um crescimento significativo dos atendimentos individuais preventivos e curativos. Para os atendimentos preventivos houve crescimento da ATF (Aplicação Tópica de Flúor), entretanto outros atendimentos ficaram estacionários, como a orientação de higiene bucal e remoção de placa bacteriana. Para atendimentos curativos houve tendência crescente para restaurações, contudo estacionário para acesso à polpa e exodontia de dente permanente. Apesar da diminuição quanto a cobertura em saúde bucal no Estado houve tendência de crescimento dos atendimentos para a maioria dos itens avaliados.