CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM UMA COMUNIDADE MAIA NA GUATEMALA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p803-815Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Introdução: identificar os conhecimentos e práticas culturais em alimentação e nutrição da comunidade linguística maia Ixil; que permitam a formulação e implementação de políticas e estratégias mais eficazes para a prevenção da desnutrição infantil. Metodologia: abordagem mista, baseada em vinte entrevistas em profundidade com líderes ancestrais – guias espirituais, parteiras, autoridades locais e terapeutas. Análise: Foi utilizado o software Atlas-Ti V7. Resultados: Ao chegar a esta seção, surgiram elementos como: guerra, desapropriação de terras, conflitos intergeracionais, transições alimentares, aumento do custo dos alimentos e um sistema de saúde que continua com um modelo biomédico curativo que não responde às necessidades. na comunidade na voz dos atores. Discussão e Conclusão: esta pesquisa mostra os aspectos entre as políticas públicas de saúde no que diz respeito à segurança alimentar e ao combate à pobreza, e o impacto social nulo nas comunidades ancestrais na voz dos atores.
Palavras-chave: desnutrição, saúde pública, cuidados infantis, guerra, biomedicina.