VULNERABILIDADES SOCIAL E SANEAMENTO BÁSICO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p288-305

Autores

Publicado

2024-05-07

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo é caracterizar as vulnerabilidades relativas ao saneamento básico na perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tendo como propósito principal entender, analisar as fragilidades e deficiências do saneamento básico nos municípios estudados sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. A metodologia empregada é de caráter quantitativa e qualitativa, observando e analisando os dados referentes ao IBGE, SNIS, AdaptaBrasil MCTI, Monitor das secas, microrregiões e saneamento básico do estado da Bahia, Agritempo, água e saneamento, Inmet e Inpe. Os dados utilizados na pesquisa foram secundários, sendo coletados através da técnica documental. O artigo discute a caracterização das vulnerabilidades relacionadas ao saneamento básico nos municípios do estado da Bahia e Paraíba, Nordeste, Brasil, adotando uma perspectiva abrangente que considera os aspectos técnicos, infraestrutura, impactos econômicos, sociais, ecológicos, culturais e políticos. Os resultados da análise descrevem os principais pontos sobre cada município do estado da Bahia e Paraíba, como a sua localização geográfica, população, IDH, área, densidade demográfica, escolarização, informações sobre saneamento básico como política municipal de saneamento básico, plano municipal de saneamento, conselho municipal de saneamento, fundo municipal de saneamento, coleta de resíduos domiciliares e coleta seletiva de resíduos sólidos. A caracterização das vulnerabilidades revela uma realidade preocupante, os dois estados enfrentam desafios significativos quando se trata de garantir condições adequadas de saneamento para suas populações, o que compromete não apenas a qualidade de vida dos indivíduos, mas também o cumprimento dos ODSs estabelecidos pela Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Biografia do Autor

Francisco Gustavo Dutra Alves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Titulação: Graduando pelo Curso de Bacharelado em Agronomia, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Área de investigação: agricultura familiar e saneamento

Bibliografia: Cursando o Curso Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - CE. Formado no Curso Técnico em Construção Naval, pela instituição IFCE Campus Acaraú. Bolsista de graduação do projeto: Fortalecimento da Agricultura Familiar para politica do PNAE. Atualmente é bolsista do Projeto: Fortalecimento do Saneamento dos Domicílios Rurais nos estados da Paraíba e Bahia.

Emerson da Purificação Moura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Titulação: Graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2019)

Área de investigação: relações humanas e internacionais

Bibliografia: Possui graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2019). Está cursando Relações Internacionais pela UNILAB.

Irlanda Pires de Sá Sousa, Instituto Federal do Piauí – IFPI

Titulação: Mestranda e Especialista em Gestão Pública pela UFPI, possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense - FAP Teresina (2008).

Área de investigação: gestão de políticas públicas

Bibliografia: Atualmente é Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, com lotação no Campus Paulistana. Possui experiência profissional em orçamento público, contabilidade e finanças, bem como na gestão de políticas públicas.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG

Titulação: Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Área de investigação: Relações de Trabalho e Gestão de/com/por Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social, Estudos Críticos, Pós-coloniais e Decoloniais. Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117).

Resumo Bibliográfico: Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Experiência docente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP no Doutorado.

Como Citar

Alves, F. G. D., Moura, E. da P., Sousa, I. P. de S., & Bizarria, F. P. de A. (2024). VULNERABILIDADES SOCIAL E SANEAMENTO BÁSICO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL . Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 288–305. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p288-305