ESCORE PARA MENSURAÇÃO DA DETERIORAÇÃO CLÍNICA DE PACIENTE COM DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p480-494Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Objetivo: elaborar um escore para mensurar a deterioração clínica de paciente com risco de débito cardíaco diminuído.
Método: estudo metodológico, segundo o polo teórico do referencial de Pasquali desenvolvido por meio de revisão integrativa de literatura, construção do instrumento piloto e avaliação por juízes.
Resultados: foram estabelecidos nove indicadores clínicos, apresentados por sinais e sintomas de fácil mensuração, que podem facilitar o reconhecimento da deterioração clínica: estado neurológico, estado respiratório, tolerância à atividade, volume hídrico, estado gástrico, alteração sensorial de origem cardíaca, frequência e ritmo cardíaco, pressão arterial e perfusão tissular.
Conclusão: o instrumento construído apresentou evidências de validade constituindo-se uma tecnologia assistencial, não invasiva, de fácil aplicação, inédita e que não requer a utilização de outros artifícios tecnológicos. A utilização do instrumento poderá favorecer o enfermeiro na identificação precoce da deterioração clínica do paciente e, assim, facilitar a tomada de decisão adequada para evitar desfechos graves.