O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ASSERTIVIDADE NO CUIDADO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Adynna Luana dos Santos Lima
  • Caroline Veloso Moreira Universidade Tiradentes
  • Daniele Martins de Lima
  • Mariana Franco Monteiro
  • Ingrid de Melo Almeida

Palavras-chave:

Tecnologia, Tecnologia em Saúde, Urgência, Tecnologia Leve, Emergência.

Resumo

Os temas sobre Urgência e Emergência (UE) e Tecnologia em Saúde vêm sendo estudados com maior frequência, devido a duas vertentes: o aumento abrupto do número de atendimentos neste serviço e a utilização das tecnologias que auxiliam na melhoria da assistência. Os serviços de urgência e emergência são cruciais na assistência em saúde e considerados serviços abertos no Sistema Único de Saúde (SUS). Todavia, há uma sobrecarga significativa em razão de inúmeros fatores, dentre eles: demanda exacerbada, déficit na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), desprovimento e desajustes no dimensionamento de recursos humanos, carência de recursos materiais, violência e acidentes de trânsito. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em base de dados científicas onde tem como objetivo geral analisar a influência e os diferentes tipos de tecnologias incorporadas à área da saúde que viabilizem melhorias na efetividade do atendimento às urgências. Conclui-se que o estudo apresenta importantes resultados com a utilização da tecnologia no atendimento as urgências e emergências, diminuindo o tempo e o fluxo do atendimento, evitando esforços da equipe e auxiliando no rápido diagnóstico, mostrando de grande importância na gestão do cuidado do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adynna Luana dos Santos Lima

Acadêmica do curso de Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE.

Daniele Martins de Lima

Doutora em Biotecnologia Industrial, Universidade Tiradentes – UNIT; Mestre em Ciências da Saúde – UFS; Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professora Adjunta I – UNIT, Enfermagem na Saúde do Adulto II e Ensino Clínico, Interpretação de Exames Diagnósticos, Hematologia e Hemoterapia para Enfermagem, Habilidades em Urgência e Emergência-Medicina; Enfermeira Supervisora SAMU 192/SE.

Mariana Franco Monteiro

Mestre em Saúde e Ambiente; Especialista em Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar –
UNIT/SE; Enfermeira graduada pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Ingrid de Melo Almeida

Mestre em Enfermagem – UFS; Bacharel em Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE (2006).

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

dos Santos Lima, A. . L., Moreira, C. V., Martins de Lima, D. ., Franco Monteiro, M., & de Melo Almeida, I. . (2022). O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ASSERTIVIDADE NO CUIDADO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(3), 79. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernobiologicas/article/view/8279

Edição

Seção

Artigos