Sobre a Revista
Foco e Escopo
O Caderno de graduação- Ciências Humanas e Sociais - CGCHS é um Periódico científico que visa contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados ao ensino e a aprendizagem nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. A partir deste ambiente deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre professores, alunos e egressos da Universidade Tiradentes, outras Universidades e pesquisadores na área em questão, sobre as problemáticas que envolvam a prática destes Docentes e discentes, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias, acesso a artigos científicos.
O periódico semestral Caderno de Graduação integra o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, resultado da prospecção tecnológica realizada Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT e, visa à disseminação da produção científica brasileira na Web.
Tem como escopo a publicação de trabalhos produzidos por alunos de graduação da Universidade Tiradentes – UNIT se configuram no espaço institucional para a publicação de trabalhos de excelência produzidos por alunos de graduação: artigos científicos e outras modalidades de trabalhos produzidos segundo uma orientação científica nas disciplinas da graduação e em atividades de pesquisa e extensão. Entende-se por “trabalhos de excelência” aqueles já avaliados com nota final entre 8 e 10 pontos, por professores de disciplina, orientadores de pesquisa (Probic/Pibic) e/ou por professores responsáveis por práticas investigativas, práticas extensionistas e/ou de banca de trabalhos finais de graduação, sob a orientação de professores da Instituição e/ou em coautoria com docentes que estejam com vínculo profissional ativo.
Os textos a serem publicados nos Cadernos de Graduação contemplarão as três áreas às quais estão integrados os cursos de graduação e tecnológicos, na modalidade presencial e em EAD. São elas:
(1) Ciências Exatas e Tecnológicas;
(2) Ciências Biológicas e da Saúde;
(3) Ciências Humanas e Sociais.
Ex-alunos graduados pela UNIT, desde que ainda na condição de serem apenas graduados, poderão submeter à publicação trabalhos originados de qualquer atividade desenvolvida até dois semestres letivos após a conclusão da graduação.
No caso de realização de trabalho que, individual ou coletivamente, envolva seres humanos (de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte deles, incluindo manejo de informações ou materiais) e/ou animais de experimentação, ao trabalho submetido à apreciação dos Conselheiros Editoriais deve ser anexada cópia do parecer emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIT), registrado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Pressupõe-se, portanto, que uma vez que o trabalho submetido à apreciação do Conselho Editorial, o parecer favorável do CEP deverá ter sido emitido antes da elaboração do trabalho.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos ao Conselheiro Editorial da revista, que avaliará o trabalho em termos de normatização e em termos de conteúdo (de acordo com parecer técnico). O Conselho Editorial dos Cadernos de Graduação é o intermediador entre os alunos/professores/autores e a Editoria Científica, que acata a decisão de aceite ou rejeição do trabalho apreciado pelo Conselho Editorial, salvo em situações excepcionais.
Periodicidade
A publicação será semestral, sendo a recepção de originais em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
O Caderno de Graduação oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.
Tutoriais para autores e avaliadores
• Tutorial para submissão de artigos (Autores) no Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER
• Tutorial para avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER