OS IMPACTOS DO TRABALHO HOME OFFICE PARA GESTÃO DE PESSOAS NO NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Autores

  • Lucas Santos Oliveira Universidade Tiradentes
  • Ivânia Maria de Morais Souto Universidade Tiradentes

Resumo

Durante a pandemia COVID-19 em 2020, várias instituições em todo o mundo tiveram que adaptar seus serviços às regulamentações governamentais vigentes. Como consequência, o uso de home office explodiu. Este relatório de pesquisa teve como principal objetivo analisar os principais desafios que impactam o setor de Recursos Humanos (NRH) da Universidade Tiradentes na modalidade de trabalho home office e como os seus colaboradores tiveram que se adaptar para desenvolver suas funções. Essa pesquisa foi fundamentada através de pesquisa bibliográfica, trazendo os principais assuntos acerca do tema, que são, home office, gestão de pessoas, desenvolvimento humano e motivação e liderança. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, exploratória, o método escolhido foi o dedutivo e o procedimento utilizado foi o estudo de caso. A análise de dados aponta para uma percepção positiva no que diz respeito a implementação de home office nas instituições de ensino no setor de RH. A conclusão da pesquisa aponta que a situação criada pela pandemia COVID-19 serviu como um trampolim para promover o uso de home office e deve ser usada para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos funcionários e promover outros benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Santos Oliveira, Universidade Tiradentes

Graduado em Administração pela UNIT/SE

Ivânia Maria de Morais Souto, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes (2010), graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1996) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é Assessora Educacional no Grupo Tiradentes, desenvolvendo atividades voltadas ao Planejamento Acadêmico dos Cursos das Unidades de Negócios do Grupo. Também atua como professora no referido Grupo. Possui experiência como coordenadora de curso da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, atuou como Gerente de CRM (Customer Relationship Management) / Padrões de Atendimento Fiat - SAMAM VEICULOS e foi professor titular nas Faculdades: Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), Faculdade Mauricio de Nassau e Faculdade Sergipana (FASER). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em GESTÃO DO CONHECIMENTO, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Qualidade, Marketing e Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Santos Oliveira, L., & de Morais Souto, I. M. . (2022). OS IMPACTOS DO TRABALHO HOME OFFICE PARA GESTÃO DE PESSOAS NO NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(3), 88. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/10873

Edição

Seção

Artigos