ALIENAÇÃO PARENTAL FRENTE À LEI 13.058: A FORMAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA FAMILIAR

Autores

  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil
  • Ellise Grasielle Mendonça Dantas Universidade Tiradentes.
  • Fábio Wiltshire Carvalho Rodrigues
  • Karla Vasconcelos Freitas de Jesus
  • Raimunda Pinto de Oliveira

Palavras-chave:

Alienação parental. Guarda compartilhada. Família. Lei nº 13.058/2014.

Publicado

2016-05-23

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente artigo aborda os impactos causados pela alienação parental entre crianças e/ou adolescentes de pais divorciados, assim como o seu entrelace com o surgimento da Lei 13.058/14. Ao longo do estudo também foi analisado os benefícios da guarda compartilhada, incluindo sua relação com a diminuição dos casos de alienação parental. Este novo panorama trouxe à tona a formação de um grupo familiar diferente, mais integrado e unido na divisão de tarefas e responsabilidades com seus filhos. A pesquisa foi qualitativa, utilizando-se de dados bibliográficos, tendo em vista o caráter predominantemente descritivo e estudo teórico. Utilizou-se somente de revisão da literatura de vários artigos científicos no âmbito jurídico e leis específicas sobre alienação parental e guarda compartilhada. O presente artigo possui natureza aplicada, pois teve como objetivo gerar conhecimentos sobre guarda compartilhada e alienação parental. O universo da pesquisa é a sociedade concretizada no âmbito familiar, bem como pais, crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Hortência de Abreu Gonçalves, Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil

 Licenciado e Bacharel em História-UFS; Mestre em Sociologia-UFS; Mestre em Geografia-UFS; Doutor em Geografia-UFS; Pós-doutor em Estudos Culturais pelo PACC/FCC/UFRJ.

 

 

Ellise Grasielle Mendonça Dantas, Universidade Tiradentes.

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes.

Como Citar

Gonçalves, H. de A., Dantas, E. G. M., Rodrigues, F. W. C., Jesus, K. V. F. de, & Oliveira, R. P. de. (2016). ALIENAÇÃO PARENTAL FRENTE À LEI 13.058: A FORMAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA FAMILIAR. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 241–250. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/2543