MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA

Authors

  • Edmilson de Oliveira Anunciação Universidade Tiradentes
  • Hélen Gois do Nascimento
  • Hellen Francelina Santos
  • Ana Cristina Almeida Santana

Keywords:

Medicamentos de alto custo, Judicialização da Saúde, Responsabilidade do Estado, Reserva do Possível, Mínimo Existencial.

Published

2019-10-09

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos

Abstract

Com as constantes ações demandadas no Poder Judiciário para adquirir medicamentos de alto custo, que visam materializar o direito fundamental a saúde, este regulamentado na Constituição Federal de 1988, tornou-se imprescindível analisar tal conjuntura pondo em discussão a responsabilidade dos entes públicos. O objetivo do referido trabalho é investigar a atual problemática dos medicamentos de alto custo no Brasil não guarnecidos pelo Sistema Único de Sáude (SUS), em que a judicialização da administração pública tem sido o último meio para a concretização desse direito. Além disso, busca na doutrina e na jurisprudência aspectos relacionados ao tema, como a violação ao orçamento público e a sustentação dos Princípios: Reserva do Possível e Mínimo Existencial.

How to Cite

Anunciação, E. de O., do Nascimento, H. G., Santos, H. F., & Santana, A. C. A. (2019). MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 241. Retrieved from https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/7178