SER NO MUNDO: O RECINTO CRIATIVO DA CORPOREIDADE NA GESTALT TERAPIA

Autores/as

  • Nívia Tôrres Universidade Tiradentes - UNIT

Palabras clave:

Corporeidade, fisiologia neurótica, ajustamentos criativos, Gestalt-terapia

Publicado

2020-04-08

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos

Resumen

Atualmente, existe um amplo corpo de literatura, de consistência metodológica, que visam as técnicas gestálticas para uma compreensão de mundo e de si mesmo. Este estudo englobará tais técnicas usando a corporeidade como lugar onde acomodará o vivido irrefletido, mas que possibilitará o encontro com o corpo do outro e, em consequência disto, a constituição de um corpo vivido e agora reflexivo, nomeado e conhecido. O artigo objetiva-se, a partir do estudo de caso realizado em uma clínica escolar de psicologia, apresentar os benefícios da corporeidade e da Gestalt como potencializadoras de recursos cognitivos e, estimulantes do EU-CORPO-MUNDO, da criatividade e da vivência subjetiva no sujeito único e pertencedor de ajustamentos criativos, sujeito este que é corpo portador de problemas emocionais, fruto de um sistema de relações disfuncionais. Além disso, busca analisar o papel do Gestalt- terapeuta na compreensão dos fatos e daquilo que não se vê, mas que é composto de sensação e senciência. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de dados, que assume um método qualitativo. A corporeidade em conjunto com a Gestalt cuida do ser na sua essência, integrando áreas básicas, funções egóicas e sociais, além da subjetividade. O indivíduo estrutura, com o corpo, uma compreensão de mundo e de si mesmo. Diante de todas as informações prestadas na construção do artigo, corpo integra uma totalidade de existência do ser-no-mundo.

Biografía del autor/a

Nívia Tôrres, Universidade Tiradentes - UNIT

Artigo científico baseado no estudo de caso realizado durante o estágio específico I do curso de Psicologia, orientado pela supervisora e psicóloga Paula Marques (gestalt-terapia)

Cómo citar

Tôrres, N. (2020). SER NO MUNDO: O RECINTO CRIATIVO DA CORPOREIDADE NA GESTALT TERAPIA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 271. Recuperado a partir de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/7839