A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO DA TOMADA DE DECISÕES DAS MICROEMPRESAS

Autores

  • Júnior Alves da Silva Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Rafael Pereira dos Santos Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Alex Santos Almeida Professor da Universidade Tiradentes, Orientador desta pesquisa
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes, Coorientador desta pesquisa.

Palavras-chave:

Contabilidade, Microempresa, Tomada de decisão.

Resumo

A par do conhecimento de que as microempresas têm participação significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do país e que elas já estão entre as principais geradoras de riqueza no comércio brasileiro, este artigo busca analisar a relevância dos relatórios contábeis para auxílio das microempresas na tomada de decisão, para tanto, traz à baila pressupostos que corroboram a contabilidade como uma ferramenta importante para empresa, pois, por meio dela, o empresário pode tomar decisões com mais segurança. Nesse sentido, a metodologia aplicada deu-se sob uma análise qualitativa, utilizando pesquisas em livros e revistas eletrônicas. Tem como justificativa a necessidade de demonstrar como a contabilidade pode ser utilizada na tomada de decisões das empresas, contribuindo assim com sua sobrevivência no mercado bastante competitivo. Diante dessa necessidade, surge a problemática sobre como a contabilidade pode melhorar na tomada decisão das microempresas. Nessa perspectiva, com o auxílio das demonstrações contábeis, é possível a empresa, por meio dos seus gestores, traçar um planejamento profícuo em suas deliberações. As análises realizadas apontam que as ferramentas contábeis possibilitam ao empresário controle do seu patrimônio e da vida financeira da sua empresa, auxiliando nas tomadas de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnior Alves da Silva, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Rafael Pereira dos Santos, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Alex Santos Almeida, Professor da Universidade Tiradentes, Orientador desta pesquisa

Possui Pós -Graduação em Finanças Empresariais e Controladoria pela Universidade Tiradentes, graduação em CIENCIAS CONTABEIS pela Universidade Tiradentes (2003). Ocupou o cargo de Auditor no- ERPAC-ESCRITORIO REGIONAL DE PROCURADORIA E ASSISTENCIA CONTABIL e Técnico em Contabilidade do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE SERGIPE. Professor de Pós -Graduação do Curso Auditoria Contábil na Faculdade Amadeus, Professor de Pós -Graduação do Curso Gestão Pública na Faculdade São Luis, Professor de Pós-Graduação do Curso Auditoria e Controladoria da Universidade Tiradentes, Professor de pós-Graduação do Curso Auditoria Governamental e Contabilidade Pública- FANESE, tenho 8 anos de experiência na contabilidade aplicada ao Setor Público, recentemente foi aprovado em dois concursos públicos , ministrou cursos no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe ministrando cursos sobre Contabilidade Geral ,Contabilidade Pública e Contabilidade Para não Contadores, atualmente é Analista Judiciário -Contabilidade no Tribunal do Estado de Sergipe.

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes, Coorientador desta pesquisa.

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Silva, J. A. da, Santos, R. P. dos, Almeida, A. S., & Souza, D. S. (2022). A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO DA TOMADA DE DECISÕES DAS MICROEMPRESAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(2), 59. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/8133

Edição

Seção

Artigos