Paradigma do julgamento “Mensalão”

Autores

  • Edson Paulo Santos Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Ana Angélica da Silva Garcia Universidade Tiradentes - UNIT.
  • Ana Luiza Reiss Afonso Universidade Tiradentes - UNIT.
  • Ferline Targino de Oliveira Rodrigues Universidade Tiradentes - UNIT.
  • João Victor Pinto Santana Universidade Tiradentes - UNIT.
  • Patrick Rafael dos Santos Xavier Universidade Tiradentes - UNIT.
  • Raquel Maia de Melo Universidade Tiradentes - UNIT.

Palavras-chave:

Mensalão, Julgamento, Mídia

Publicado

2013-10-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar a quebra de um paradigma, referente à cultura de impunidade instalada no país, por meio do julgamento do caso Mensalão, nome dado ao esquema de compra de votos de parlamentares durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reina na sociedade a ideia de que pessoas de autopoder aquisitivo e políticos não são punidos pela prática de condutas ilegais, por isso, o julgamento já é considerado um divisor de águas no campo da corrupção. Aqueles que fizeram parte do esquema participaram porque acreditavam que iriam ficar impunes. Agora essa crença, com o julgamento e a condenação de grandes figuras políticas, encontra-se abalada. Por meio da análise da história do Brasil, constatamos que essa cultura de impunidade não tem apenas como responsável a justiça brasileira, mas sim toda a sociedade, que mediante sua inércia e sentimento de repúdio a corrupção ficou alheia a inúmeras questões, contribuindo com a atual situação. Fazendo uma análise do caso Mensalão, percebemos que a mídia possui papel determinante no mesmo, esta foi a grande responsável pela explosão do escândalo diante de todo o país, provocando a pressão da sociedade para que o caso fosse levado a julgamento. Esta é ainda a principal fonte de informação a respeito do caso e vem sendo muita criticada pelo modo como vem abordando o julgamento, fazendo deste um fator de entretenimento, distorcendo a real importância que possui para o povo brasileiro. O julgamento representa um grande avanço da justiça brasileira, e uma conquista para toda a população. Ele não irá por fim a corrupção, mas mostrará que a justiça e o povo brasileiro estão lutando contra esta, e que as leis em nosso país são feitas para serem cumpridas por todos, e não apenas pela parcela menos favorecida, como verificamos ao observar nossa história.

Biografia do Autor

Edson Paulo Santos, Universidade Tiradentes (UNIT).

Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais. Mestre em Sociologia e Professor Adjunto I no Departamento de Serviço Social.

Ana Angélica da Silva Garcia, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

Ana Luiza Reiss Afonso, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

Ferline Targino de Oliveira Rodrigues, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

João Victor Pinto Santana, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

Patrick Rafael dos Santos Xavier, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

Raquel Maia de Melo, Universidade Tiradentes - UNIT.

Graduando de Direito.

Como Citar

Santos, E. P., Garcia, A. A. da S., Afonso, A. L. R., Rodrigues, F. T. de O., Santana, J. V. P., Xavier, P. R. dos S., & de Melo, R. M. (2013). Paradigma do julgamento “Mensalão”. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 123–128. Recuperado de https://periodicos.grupotiradentes.com/cadernohumanas/article/view/974