DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E PAULO FREIRE: CONVERSAS NO WHATSAPP E MENTIMETER

CONVERSATIONS ON WHATSAPP AND MENTIMETER

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p64-81

Autores

  • Aristóteles de Paula Berino UFRRJ
  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo PPGEduc/UFRRJ

Publicado

2022-06-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa que está investigando a tessitura de conhecimentos de direitos sexuais e reprodutivos no cotidiano escolar em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. O estudo supracitado está sendo realizado com estudantes secundaristas matriculados em uma escola pública da rede estadual situada em um município no interior do Rio de Janeiro. Metodologicamente, buscamos aproximar a concepção freireana de educação à pesquisa com os cotidianos, a partir de conversas realizadas no WhatsApp e de uma criação coletiva no Mentimeter. Além dos dispositivos acima, também foram utilizados, o diário de campo que permitiu o registro detalhado das observações e as fichas-roteiro das conversas, instrumento previamente elaborado para fornecer subsídios ao diálogo estabelecido entre os participantes nas redes instituídas.

Biografia do Autor

Aristóteles de Paula Berino, UFRRJ

Doutor em Educação. Docente do curso de Pedagogia da UFRRJ (IM/Nova Iguaçu) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, PPGEduc/UFRRJ

Doutorando do PPGEduc/UFRRJ e Professora da SEE/RJ

Como Citar

de Paula Berino, A., & Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, J. (2022). DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E PAULO FREIRE: CONVERSAS NO WHATSAPP E MENTIMETER: CONVERSATIONS ON WHATSAPP AND MENTIMETER. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 64–81. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p64-81