ENSINO BILÍNGUE DE SURDOS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: NEUROPSICOPEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Dilcinea dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Amaral Rodrigues Gomes Universidade de Brasilia (UnB)
  • Erliandro Felix Silva Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC)
  • William Velozo Francioni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Thais Aparecida Santos Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p424-442

Resumen

O presente artigo analisa as atribuições do neuropsicopedagogo no desenvolvimento da aprendizagem da L2 de estudantes surdos. A surdez tem sido tematizada com maior ênfase a partir dos anos 2000, com a legitimação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a língua da comunidade surda. Em um cenário mais recente, a Educação Bilíngue de Surdos torna-se uma prerrogativa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Contudo, a deficiência permanece como uma categoria que cria e reproduz estigmas e exclusão social. Em vista disso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na investigação exploratória e com a utilização do enfoque bibliográfico como principal instrumento de argumentação. Articulamos as contribuições de diferentes estudos que pautaram a educação e o desenvolvimento da linguagem, em alunos com dificuldades de aprendizagem, à Educação Bilíngue de Surdos, refletindo sobre a forma como esses conhecimentos podem ser aplicados pelo neuropsicopedagogo à esse grupo específico. Verificamos uma gama de estratégias que podem suplementar planos de ação educacional mais inclusivos e comprometidos com as necessidades de aprendizagem dos estudantes surdos, sobretudo, nos primeiros anos da escolarização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilcinea dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduação em Pedagogia - Faculdade Santíssimo Sacramento - (F.S.SS - 2007), Matemática ( UNEB - 2013), Letras/Libras( UFPB - 2016), Especializações em: Libras; Educação Especial; Tradução e Interpretação em Libras; Atendimento Educacional Especializado; Psicopedagogia; Neuropsicopedagogia, Mestra em Crítica Cultural (UNEB), Doutoranda em Crítica Cultural ( UNEB), Professora da Rede Municipal de Alagoinhas - Bahia - Professora de Surdos e de Sala de Recursos Multifuncional, Professora de Matemática, Professora da faculdade UNIRB ( Faculdade Regional da Bahia), Professora da Faculdade Santo Antônio, intérprete de Libras da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Alagoinhas. Possuo experiência profissional na área de Educação Especial com Ênfase na Surdez, Libras, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento, Práxis Pedagógica, História da Cultura Afro e Indígena, História da Educação, Estágio Supervisionado, Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos e Ensino da Matemática I e II.

Amaral Rodrigues Gomes, Universidade de Brasilia (UnB)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EduMAT). Mestre em Educação pela UnB, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (IFMG) e em Gestão e Orientação Educacional (Faculdade Darwin). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (desde 2001) e ex-professor da Rede Municipal de Novo Gama-GO (19992006). Possui experiência no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ter atuado em cargos de coordenação e direção escolar. Exerceu a função de assessor na Coordenação Regional de Ensino do Gama, gerente da Gerência de Manutenção de Serviços Administrativos (GMASA/SEEDF) e monitor na disciplina de Sociologia da Educação na Universidade de Brasília (UnB).

Erliandro Felix Silva, Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC)

Sou preto, surdo, gay e baiano. Atualmente, ocupo o cargo de servidor efetivo técnico-administrativo em educação, desempenhando a função de assistente de aluno no Campus Ilha Solteira do IFSP (IST/IFSP). Além disso, sou integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) na mesma instituição. Estou cursando o doutorado em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e faço parte de grupos de pesquisa relevantes, como o "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua" no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o "Estudos Bilíngues em Geografia, História, Antropologia, Filosofia e Sociologia (EBGHASF) e América Latina" na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Minha trajetória profissional inclui experiência como professor substituto de Libras no magistério superior da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande). Participei ativamente de atividades de extensão nos cursos de Libras na UFJF e no curso de Libras EaD da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuei como Tutor EaD no curso de extensão de Libras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como bolsista auxiliar de tradução de Libras no IFRS. Minha área de pesquisa é ampla, abrangendo o letramento étnico-racial na educação bilíngue de surdos, estudos literários e literatura surda, literatura africana e afro-brasileira, Ensino de Libras como L1 e L2, estudos surdos, produção de glossários, letramento racial para surdos e produção de materiais instrucionais para o ensino de Libras, considerando suas interseccionalidades. Este percurso reflete meu comprometimento com a promoção da diversidade, inclusão e educação bilíngue.

William Velozo Francioni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Atuo como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na área de Português/Libras e como Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Ilha Solteira. Anteriormente, atuei como Tradutor e Intérprete de Libras/Português por mais de 5 anos na mesma instituição. Também sou Tutor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Libras na especialização em Educação Especial da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com Especializações em Educação e Tecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Libras pela Faculdade Futura e em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Graduado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Possuo experiência docente na educação básica nas redes de ensino de Minas Gerais e São Paulo. Minhas áreas de interesse acadêmico incluem Ensino de Libras, Português para Surdos, Estudos da Tradução e Interpretação, Estudos Linguísticos da Libras e Educação de/para/com Pessoas Surdas.

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Meus principais interesses situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes e discentes vinculados a programas de Pós-Graduação de Excelência, em meio as práticas de letramento acadêmico e as relações de poder. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente trabalho com as demandas estabelecidas aos programas de Pós-Graduação, como as políticas de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores desses processos e Educação Bilíngue de Surdos (Português - LIBRAS).

Thais Aparecida Santos, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutoranda e Mestra em Psicologia (Linha de Pesquisa: Saúde, Instituições e Sociedade) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Especialista em Psicologia da Educação - Aprendizagem e Neuropsicologia pela Faculdade Única. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) . Meus principais interesses são: Psicologia Social, Saúde Mental, Psicologia Comunitária, Psicologia escolar, Psicologia do Desenvolvimento , Psicologia Organizacional e do Trabalho. Esses interesses também perpassam pelas formas de inclusão ou exclusão social da pessoa com deficiência motora nos ambientes empresariais e educacionais. Além disso, integro a equipe do Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE), liderado pela professora Pós doutora Maria Nivalda de Carvalho-Freitas. Minhas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), Trajetórias de vida de pessoas com deficiências e inclusões educacionais, prática do(a) psicólogo(a) escolar, políticas, desigualdades , violências e exclusões escolares nos anos primários a Universidade, processos de subjetivação no contexto escolar, diferença funcional , saúde mental e perspectivas decoloniais. Atuo como psicóloga nas cidades de Itapecerica MG e Divinópolis MG.Contato: thaissantospsic@gmail.com (37)99192-1143

Publicado

2025-09-19

Cómo citar

dos Santos Reis, D., Rodrigues Gomes, A., Felix Silva, E., Velozo Francioni, W., Aparecida Diniz Gomides, P., & Aparecida Santos, T. (2025). ENSINO BILÍNGUE DE SURDOS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: NEUROPSICOPEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 424–442. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p424-442