ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA: UM ESTUDO NO TEATRO MUNICIPAL DE VARGINHA-MG

Autores

  • Jaqueslei Delfino de Delfino de Oliveira Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
  • Gladis Camarini Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG-UNESP
  • Lia Lorena Pimentel PUC-CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p471-484

Resumo

A garantia da acessibilidade em espaços de entretenimento emerge como um direito fundamental para todas as pessoas, principalmente aquelas que enfrentam desafios decorrentes de deficiências ou limitações físicas, seja de forma permanente ou temporária. No entanto, existem muitos espaços que negligenciam os padrões estabelecidos por normativas e leis, comprometendo, assim, a efetiva inclusão social desses indivíduos. Este estudo propôs analisar as condições de acessibilidade no teatro municipal de Varginha, município do Sul de Minas Gerais. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário a frequentadores do local, além de visitas técnicas acompanhadas de registros fotográficos, visando uma avaliação detalhada das condições de acessibilidade. Os resultados da análise revelaram lacunas significativas na acessibilidade, especialmente no que tange à ausência de pisos táteis para auxílio no deslocamento de pessoas com deficiência visual e de sinalização e informação em Braille. Observou-se também a necessidade de criação de um estacionamento próprio para o teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueslei Delfino de Delfino de Oliveira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Especialização em Engenharia de Estruturas pela mesma instituição.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2556567642908173

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8882-4861

Gladis Camarini, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG-UNESP

Professora Titular pela FEC-UNICAMP, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha). Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Lia Lorena Pimentel, PUC-CAMPINAS

Professora em regime de dedicação integral da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana, professora da Faculdade de Engenharia Civil e membro do Grupo de Pesquisa "Tecnologia do Ambiente Construído". Foi membro do comitê Técnico SINAT Convencionais no âmbito do PBQP-H do Ministério das Cidades até 2020. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos desta Universidade. Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1984), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e técnicas de construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, resíduo de construção civil, materiais alternativos, durabilidade e sustentabilidade na construção civil.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Delfino de Oliveira, J. D. de, Camarini, G., & Pimentel, L. L. (2025). ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA: UM ESTUDO NO TEATRO MUNICIPAL DE VARGINHA-MG. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 471–484. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p471-484

Edição

Seção

Artigos