ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS: CENÁRIO REGIONAL E HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Rejane Bonadimann Minuzzi Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale
  • Marcos Antonio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale
  • Rodrigo José Madaloz Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p286-302

Resumo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma instituição que acolhe pessoas com deficiência e oferece atendimento multiprofissional. Este artigo objetiva contextualizar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais no cenário da inclusão das pessoas com deficiência na região do Médio Alto Uruguai – Rio Grande do Sul. Apresenta, também, o histórico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, suas formas e estratégias de educação inclusiva, trazendo, no contexto, as 13 escolas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do 2º Conselho do Médio Alto Uruguai – Rio Grande do Sul. Além disso, evidenciou o panorama da deficiência no Brasil, trazendo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e da educação inclusiva, em especial, da região de abrangência desta pesquisa. Este estudo, no que tange aos objetivos, caracteriza-se como descritivo e quanto aos procedimentos técnicos, consiste em uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte os dados dos sites oficiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e documentos da associação. Os resultados da pesquisa demonstram que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais têm uma grande capacidade de trabalhar com várias deficiências intelectuais, apresentando contribuições significativas para uma maior independência e autonomia das pessoas com deficiência, além de auxiliar no desenvolvimento social dos alunos, corroborando no processo de inclusão.

Downloads

Biografias Autor

Rejane Bonadimann Minuzzi, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Marcos Antonio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Rodrigo José Madaloz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação (UPF). Professor do curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Minuzzi, R. B., Renner, J. S. ., Oliveira, M. A. de ., Sanfelice, G. R. ., & Madaloz, R. J. (2023). ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS: CENÁRIO REGIONAL E HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO: . Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 286–302. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p286-302