ASSOCIAÇÃO ENTRE ASSERTIVIDADE E ANSIEDADE: UM ESTUDO ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE ODONTOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2025v10n1p484-500

Autores

  • Larissa Pandolfo Cirino
  • Carolina Daniel Montagner
  • Luiz Antonio Lourencetti
  • Rosana de Fátima Possobon Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp

Publicado

2025-09-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Estudantes de graduação vivem diante de muitos fatores de risco para o adoecimento psicológico, sendo os acadêmicos de cursos da saúde mais propensos a desenvolver ansiedade ao longo do curso. Esse estudo objetivou investigar a associação do nível de assertividade e de ansiedade de alunos de graduação em Odontologia. Estudo observacional transversal realizado com 362 indivíduos, de ambos os sexos, com idade média de 21.1 anos, matriculados no curso de odontologia de uma instituição pública de ensino superior paulista. Foram coletados dados socioeconômicos e utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Assertividade de Rathus para a investigação das variáveis ansiedade e assertividade. Toda coleta dos dados foi conduzida por meio de questionário eletrônico enviado por e-mail ou WhatsApp. Inicialmente, foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis e modelos de regressão logística múltipla entre as variáveis independentes e o desfecho (grau de ansiedade). Houve associação estatisticamente significativa entre a ansiedade e o ano de curso, sendo os alunos do quarto ano os que apresentaram ansiedade em nível severo. Também houve associação entre ansiedade e assertividade, sendo os estudantes do grupo não assertivo os que tiveram níveis de ansiedade severo. Encontrou-se associação significativa entre grau de ansiedade e assertividade, senda ela um fator de risco para a saúde e desempenho acadêmico dos alunos de graduação de odontologia salientando para a necessidade de intervenções preventivas para identificação precoce e aprendizado de habilidades sociais.

Biografia do Autor

Larissa Pandolfo Cirino

 

Odontóloga. Mestranda no Programa de Gestão e Saúde Coletiva. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas. Unicamp. Piracicaba – SP. 

Carolina Daniel Montagner

Psicóloga. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas. Unicamp. 

Luiz Antonio Lourencetti

Psicólogo. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas. Unicamp.

Rosana de Fátima Possobon, Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp

Odontóloga. Doutora em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Área de Psicologia Aplicada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. Coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Piracicaba – SP. 

Como Citar

Pandolfo Cirino, L., Daniel Montagner, C., Antonio Lourencetti, L., & de Fátima Possobon, R. (2025). ASSOCIAÇÃO ENTRE ASSERTIVIDADE E ANSIEDADE: UM ESTUDO ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE ODONTOLOGIA . Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 10(1), 484–500. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2025v10n1p484-500