ESTUDO DOS INCIDENTES MOTOCICLÍSTICOS EM HOSPITAL REFERÊNCIA NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2025v10n1p501-520Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este trabalho teve por objetivo caracterizar os incidentes motociclísticos dos pacientes adultos atendidos em hospital referência no estado do Pará, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa utilizando-se de análise retrospectiva de dados secundários no período de junho de 2022 a junho de 2023. A população é constituída por pacientes adultos que foram atendidos no hospital de referência no estado do Pará, que sofreram incidente motociclístico, com um cálculo amostral de 352 pacientes. Os dados foram alimentados em uma planilha do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® versão 21.0, utilizando-se análise descritiva, contabilizando frequência simples e porcentagem, empregando uma análise Bi-variada (teste do qui-quadrado e correlação de Pearson). Todas as análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o intervalo de confiança igual ou menor que 5%. O maior número de incidentes abrangeu o sexo masculino (78,8%), na faixa etária de 30 a 59 anos (50,3%), solteiros (79%). Os incidentes ocorreram com maior frequência na zona urbana (62,6%), a maioria das vítimas (55,8%) receberam atendimento prévio antes de serem transferidas para o hospital de referência ocorrem com maior frequência em dia útil (57,8%) e no turno da noite (40%). Mundialmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de mortes por incidentes de trânsito, sendo os números mais altos os incidentes envolvendo ocupantes de motocicletas.
Palavras-Chaves: Incidência; Acidentes de Trânsito; Motocicletas; epidemiologia.