PROSPECÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS ESPÁSTICOS SUBMETIDOS A FISIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p596-609Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
RESUMO
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma lesão comum no Brasil e no mundo, causando repercussões cinético-funcional e sensorial. A espasticidade de membros superiores é uma complicação importante e desafiadora. Compreender como os acometidos percebem seus ganhos funcionais mediante ao tratamento fisioterápico se faz necessária. O objetivo deste trabalho foi verificar no cunho científico a importância de estudos sobre percepção da funcionalidade de indivíduos espásticos submetidos a fisioterapia. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e quali-quantitativa, por meio de uma prospecção científica. Realizada em Junho/Julho de 2023 envolveu artigos dos últimos 5 anos, das bases de dados Pubmed e Science Direct. Os descritores selecionados, forma combinados por meio do operador booleano AND e pertenceram a plataforma do Descritores em Ciências da Saúde (DeCs ou MeSH), sendo excluídos os artigos de revisão. Na PubMed foram encontrados respectivamente 169, 67 e 51 artigos ao combinar os descritores perception AND cerebrovascular accident, perception AND cerebrovascular accident AND measurement e perception AND cerebrovascular accident AND measurement AND physical therapy. Na plataforma Science Direct foram achados para as mesmas combinações respectivamente 531, 207 e 145 artigos. Estudos envolvendo a percepção de indivíduos acometidos por AVC sobre seus ganhos funcionais ao serem submetidos a fisioterapia ainda são pouco frequentes, retratando em sua maioria os desfechos funcionais variados. Essa prospecção científica, poderá auxiliar na direção de mais pesquisas como forma oportuna da importância aos discursos dos pacientes submetidos a tratamento, podendo ser uma possibilidade de maior representatividade e completude nas mensurações do estado funcional desses pacientes.
PALAVRAS-CHAVE: Acidente vascular cerebral, Desempenho funcional, Percepção.