A ROMANTIZAÇÃO DA BARBÁRIE E A LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO INDÍGENA EM IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR

images and representations of the indigenous in José de Alencar's Iracema

Autores

  • Willaine Araíjo Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • João Paulo Allain Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p220-237

Resumo

Este trabalho tem por objetivo central analisar a romantização do processo civilizatório dos indígenas no Brasil e a transfiguração destes povos, trazida na narrativa e nos personagens da obra Iracema, de José de Alencar. A obra, apesar da pretensão de desvencilhamento dos padrões europeus, estabelecendo uma literatura tipicamente nacional, acaba fazendo uso de um olhar colonial característico não só da época em que escrita, mas com reflexos que perduram no imaginário brasileiro até os dias de hoje, justificando violações a direitos dos povos indígenas, negando-lhes sua cultura, tradições, saberes e direitos relacionados à terra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willaine Araíjo Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em direito pela UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco. Possui graduação e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Membro convidada da Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL. Membro do REC - Recife Estudos Constitucionais. É docente das Faculdades SEUNE, FAMA e Estácio. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Empresarial. Pesquisadora de Direitos Humanos, minorias e direitos indígenas.

João Paulo Allain Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisador do CNPq (bolsa produtividade em pesquisa nível 2). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Master em Teorías Críticas del Derecho pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (2000), Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Professor Associado na Universidade Federal de Pernambuco, Professor na Universidade Católica de Pernambuco Avaliador "ad hoc" do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa REC - Recife Estudos Constitucionais, no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa CNPq. Estágio de pesquisa pós-doutoral no CES (Centro de Estudos Sociais) da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAP (Recife, Pernambuco) / UNICATÓLICA (Quixadá, Ceará). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. Colabora com participação em bancas, palestras e atividades de pesquisa em diversos centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2025-07-20

Como Citar

Araíjo Silva, W., & Allain Teixeira, J. P. (2025). A ROMANTIZAÇÃO DA BARBÁRIE E A LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO INDÍGENA EM IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR: images and representations of the indigenous in José de Alencar’s Iracema . Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 220–237. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p220-237

Edição

Seção

Artigos