COBERTURA VACINAL EM GESTANTES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ESTADOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Lucas França Garcia Unicesumar
  • Paula Dittrich Corrêa UNIASSELVI
  • Carla Eunice Corrêa UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p266-281

Resumo

Esse artigo objetiva comparar a distribuição das doses das vacinas exclusivas aplicadas em gestantes, difteria, tétano e coqueluche (dTpa) e Dupla Adulto (difteria e tétano), nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no período de 2013 a 2022, a fim de estimar a cobertura vacinal. O método utilizado foi o estudo descritivo ecológico, com a coleta de dados extraída do DATASUS. Foi utilizado o programa Excel para tabular e organizar os dados, com posterior análise temporal. Os resultados indicaram que a cobertura da vacina Dupla Adulto e dTpa apresentou uma tendência geral de queda até 2016, seguida por uma flutuação nos anos subsequentes. Em contrapartida, a cobertura da vacina dTpa apresentou uma tendência consistente de aumento no estado de Santa Catarina, em comparação com Paraná e Rio Grande do Sul, entretanto, nenhum desses estados atingiu o índice de 95% da cobertura vacinal preconizada pela Organização Mundial Saúde. As conclusões deste estudo evidenciam oscilações na cobertura vacinal das gestantes, nos estados da região sul do Brasil, no período de 2013 a 2022, influenciadas por fatores como: hesitação vacinal, fake News, falhas na infraestrutura de saúde, desigualdades sociais e econômicas, eventos epidemiológicos e mudanças nas políticas de saúde. Esses desafios reforçam a necessidade do governo federal, estadual e municipal de implementar estratégias para aumentar as taxas de cobertura vacinal nas gestantes, nos estados da região sul do Brasil, para promoção da saúde, incluindo combate a hesitação vacinal, por meio da educação e comunicação eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Dittrich Corrêa, UNIASSELVI

Doutoranda do PPG em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar (Unicesumar). Mestra em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Enfermagem, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Direito, Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES). Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Carla Eunice Corrêa, UNIASSELVI

Doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).  Mestra em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Ciências Econômicas, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Engenharia Ambiental, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Coordenadora de curso do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Garcia, L. F., Corrêa, P. D., & Corrêa, C. E. (2025). COBERTURA VACINAL EM GESTANTES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ESTADOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 266–281. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p266-281

Edição

Seção

Artigos