PERCEPÇÃO CLÍNICA AUTORREFERIDA POR PESSOAS IDOSAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • Sirlei Favero Cetolin Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoescnoesc
  • Lediane Paula Trissoldi Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p411-423

Resumo

O envelhecimento demográfico é fenômeno em escala mundial, no Estado Santa Catarina, a longevidade se destaca com 3,3 anos acima da média brasileira. O objetivo do estudo foi analisar a autopercepção de pessoas idosas residentes em municípios da Região de Saúde do Extremo Oeste de Santa Catarina, sobre doenças prévias, utilização de múltiplos medicamentos e dados antropométricos. Pesquisa quantitativa e descritiva, com abordagem única destinada a indivíduos idosos. A coleta de dados feita por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas residências, através da aplicação de um questionário. A análise dos dados foi feita com frequências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão, com intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 5% (p<0,05). Foi possível analisar que a região pesquisada possui um envelhecimento populacional ativo, especialmente do sexo feminino, com predominância de 55,1% do total de participantes. Percebeu-se uma significância estatística referente às doenças prévias autorreferidas, destacando-se a hipertensão com um total de 60,4%, a polifarmácia apresentou-se em 22% da população pesquisada. Denotou-se necessidade de acompanhamento e manejo clínico voltado para o controle da obesidade, promoção e prevenção de agravos. Percebeu-se fragilidade no cuidado integral, com necessidade de estratégias para a promoção e prevenção à saúde no decorrer do envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sirlei Favero Cetolin, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoescnoesc

Doutora em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Docente dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

Lediane Paula Trissoldi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Biociências e Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Cetolin, S. F., & Trissoldi, L. P. (2025). PERCEPÇÃO CLÍNICA AUTORREFERIDA POR PESSOAS IDOSAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 411–423. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p411-423